Layout do blog

Parágrafo Novo

Parágrafo Novo

    Caminhão cegonha: qual o significado do nome?

    marketinglunar1 • abr. 27, 2022

    Caminhão cegonha: qual o significado do nome?


    Quando se fala do transporte de veículos, um dos modelos principais conhecidos na indústria para realizar esse transporte é o caminhão cegonha, mas você sabe de onde veio esse nome e qual o significado por trás desse termo?


    Hoje vamos falar do modelo de caminhão para transporte de cargas mais conhecido pela grande maioria das pessoas, principalmente pela facilidade de encontrarmos com alguns por aí. Afinal, é sim o modelo mais usado pelas empresas e tende a ser o mais comum nas estradas e avenidas das cidades.


    Atualmente o caminhão cegonha é bastante utilizado para pequenas e médias distâncias, principalmente interestaduais ou intermunicipais. Para viagens mais longas depende de uma série de fatores.


    Mesmo assim, o mais curioso de tudo é entender um pouco sobre o termo caminhão cegonha e o motivo desse veículo levar o nome. E então, gostaria de saber mais sobre isso?


    Nesse artigo vamos te mostrar um pouco sobre essa curiosidade, além de entender um pouco mais sobre a função desse tipo de veículo para transporte. Importante ressaltar que, hoje em dia, o caminhão cegonha é o principal modelo usado para transportar veículos pelo país. Além de ser uma grande aposta para os próximos anos.

    significado de caminhão cegonha

    O que é um caminhão cegonha?


    O chamado caminhão cegonha é conhecido principalmente pelo seu comprimento, apresentado uma largura considerável, com isso, acaba entrando na categoria CVC, ou seja, combinação de veículos de carga.


    Para que seja enquadrado como um caminhão do tipo cegonha, o veículo precisa ter uma altura inferior a 5 metros e a largura deve ficar entre 2,60 e 3 metros. Além disso, seu comprimento precisa ser de no mínimo 14 e no máximo 23 metros.


    Esse modelo de caminhão apresenta algumas vantagens importantes no seu uso, sendo as principais:


    • Segurança e praticidade

    Para se ter um caminhão cegonha de fato atuando, uma empresa precisa seguir uma série de normas e legislações. Ou seja, acaba garantindo que seja um veículo em bom estado e, principalmente, que será conduzido por pessoas capacitadas.


    Por isso, é considerado como um dos melhores modelos de veículos para se utilizar, devido a necessidade de profissionalização para atuar com ele. Além disso, normalmente as empresas oferecem seguros para eventuais problemas no trajeto, sendo mais um aparato de segurança.


    • Equipamento de alta qualidade

    Precisando seguir essa legislação, as empresas tendem a investir valores altos nos veículos escolhidos. Dessa forma, acabam sendo veículos novos e bastante tecnológicos.


    Com isso, além de toda praticidade e segurança, ainda é possível garantir aqui o uso de equipamentos de alta qualidade e moderno. Como por exemplo a existência de rastreadores para os clientes, garantindo que você tenha monitoramento completo para o veículo.


    Assim, essa soma de fatores acaba deixando o cliente cada vez mais seguro e confiante em contratar um serviço do caminhão cegonha.


    Quando o caminhão cegonha surgiu no Brasil?


    Ao que tudo indica, esse modelo de caminhão já está no nosso país a mais de 70 anos, sendo um dos mais antigos do segmento. Ou seja, não é algo do dia para a noite e sim um trabalho constante que já dura mais de meio século.

    Mas, como esse veículo surgiu no Brasil?


    Na época dos anos 50, foi o grande ápice da produção de carros pelas montadoras no mundo inteiro. Com isso, os pontos de vendas se multiplicaram e começou a dificuldade de levar os carros para os pontos mais afastados.


    Dessa forma, surgiu então a ideia de ter um caminhão, uma carreta, que pudesse levar uma grande quantidade de carros para diversos locais. Assim, surgiu o caminhão de comprimento considerado bastante alto e pelo menos 2 andares para transportar os veículos das fábricas.


    Desde então, o modelo só foi ganhando mais força e principalmente mais adeptos, e seu uso foi se aperfeiçoando. Com isso, o que era para ser apenas um transporte no sentido loja e ponto de venda, se transformou em um veículo de uso universal.


    Hoje em dia, continua sendo usado pela indústria e pelas montadores de carro, mas também passou a exercer um papel em transportadoras. Assim, além de transportar veículos novos para serem vendidos, também transporta carros usados de um local ao outro.


    Por exemplo, se você possui o carro no Estado A e precisa se mudar para o estado B, seu veículo pode ir com você, transportado via caminhão cegonha pelas estradas do Brasil. Ou seja, acabou ganhando um destaque ainda maior no cenário da economia brasileira.


    Hoje, é o principal modelo encontrado nas cidades do país.


    De onde surgiu o termo?


    O mais curioso, na verdade, é a origem do termo caminhão cegonha para determinar um modelo de veículos. Na verdade, depois de entender como ele surgiu, talvez essa ideia faça mais sentido na sua cabeça.


    Imaginando que o caminhão cegonha é usado para levar carros recém criados para seus postos de vendas, não te lembra uma história conhecida contada para crianças?


    Isso mesmo, a origem do termo é aquela mais literal possível, estamos falando da metáfora das cegonhas que levam bebês até seus pais. Ou seja, os carros aqui seriam os bebês e, as lojas, os pais.


    Com isso, podemos entender como um caminhão bem superior no quesito tamanho a todos os demais, e que sua principal função é a de levar os carros novos para seus postos de vendas. E, assim como a metáfora conhecida por todos, a cegonha deixa os carros em cada concessionária designada.


    Apesar de curioso, o termo é bastante sugestivo e muitas pessoas já fazem a analogia desde o início. Para os que não sabiam, é sempre interessante ter me mente como termos tão conhecidos surgiram.


    O modelo ficou tão famoso por aqui que hoje as carretas levam pelo menos 11 carros em cada modelo, enquanto no Japão esse número é de 7 carros. Entretanto, ainda parece distante de países como a China, que transportam incríveis 30 carros em cada modelo de caminhão cegonha.


    Então, curtiu a curiosidade de hoje? É sempre interessante estar por dentro do surgimento de itens tão conhecidos no nosso dia a dia.


    Esperamos que esse artigo tenha sido interessante para você, e nos vemos nos próximos.

    Fale Conosco

    checklist
    Por Cristine Maia 29 abr., 2024
    Destacamos aqui a importância da vistoria pré-embarque, um procedimento crucial para verificar as condições do carro antes da entrega à transportadora.
    carros antigos
    Por Cristine Maia 22 abr., 2024
    Transportar seu veículo com segurança é fundamental para preservá-lo e garantir que ele chegue intacto ao seu destino. Neste guia completo, você encontrará dicas essenciais para transportar seu veículo antigo com tranquilidade.
    transporte de veículos nas férias
    Por Cristine Maia 15 abr., 2024
    Entenda por que contratar uma transportadora de veículos no período de férias.
    Leia mais posts
    Share by: