Layout do blog

Parágrafo Novo

Parágrafo Novo

    O que é manutenção preventiva de veículos?

    marketinglunar1 • abr. 15, 2022

    Manutenção preventiva de veículos


    Quando falamos dos custos para se ter um carro, seja de passeio ou para trabalho, alguns pontos importantes devem ser considerado, dentre eles, a chamada manutenção preventiva.


    Hoje em dia, é muito importante ter condutores que de fato se atentem a importância desse modelo de manutenção , principalmente pelo fato da mesma lidar com problemas silenciosos. Ou seja, não podemos nos prender a questão se não faz barulho ou não saiu do lugar, então está tudo bem.


    Sabemos que não é bem assim que funciona. Na verdade, os problemas silenciosos quando encontrados podem ser ainda mais graves do que aqueles que vemos nitidamente no veículo. Por isso, se torna tão importante saber de fato do que se trata e como realizá-la da melhor maneira.


    No fim, uma boa agenda de revisões e manutenções, pode te ajudar principalmente a economizar no final, já que evita que seu carro passe por problemas maiores, não só pensando na vida útil do seu carro, mas também no bolso que agradece com a economia.

    manutencao preventiva em veiculos

    O que é a manutenção preventiva?


    Trazendo para o significado mais literal possível, a manutenção preventiva é o processo realizado no seu carro para evitar que problemas inesperados ocorram, ou seja, funciona como nosso check-up médico.


    Nesse caso, estamos falando de prevenção e principalmente antecipação de danos ou problemas com o veículo. Por isso, acaba se tornando uma parte fundamental no processo de aquisição e manutenção do veículo.


    Uma dúvida bastante recorrente é quanto a periodicidade dessas manutenções, e que vai depender sempre de veículo para veículo, ou seja, não se pode determinar de forma padronizada o espaço de tempo, sendo o mais indicado olhar no manual do veículo.


    Mas uma outra forma de determinar os prazos de manutenções é entender como você usa o seu veículo no dia a dia, por exemplo, se você utiliza o carro apenas para idas rápidas ou atividades rotineiras, seu tempo de manutenção preventiva será maior do que a pessoa que usa o veículo para trabalhos pesados diariamente e longas distâncias.


    No final das contas, o que deve ser feito é um bom estudo do seu veículo, das suas condições de uso e principalmente das peças que o carro possui. Quanto mais atuais e evoluídas, maior será o prazo entre uma manutenção ou outra.


    Independente do prazo e de como isso seria feito, o ideal é ter essa agenda montada já para os primeiros anos de uso do veículo. Além disso, saiba também exatamente onde e com quem será feita cada revisão.


    Sendo longo ou médio prazo, o ideal é que seja feito de forma consistente e com periodicidade recorrente e com um mecânico de confiança.


    Vantagens da manutenção preventiva


    Depois de entender um pouco mais sobre o conceito da manutenção preventiva, fica quase que automático pensar em quais são as vantagens de realizar essa manutenção.


    Vamos listar aqui algumas das vantagens da manutenção preventiva para te trazer os principais benefícios para a sua realização. De maneira geral, vamos sempre pensar em como evitar problemas e, antecipar possíveis desgastes do seu veículo.


    As principais vantagens encontradas na manutenção preventiva são:


    1 Segurança para você e para o veículo


    Ao realizar uma manutenção preventiva, você garante que seu veículo está funcionando com as melhores condições de uso, além disso, um carro é um conjunto de peças que funcionam de maneira uniforme e em conjunto.


    Sendo assim, se uma determinada peça sai do fluxo esperado, todo o sistema é afetado e pode causar um problema sistêmico e geral, no fim, acaba gerando um grande problema e principalmente um grande prejuízo.


    Outro ponto muito importante é que a segurança não é só para o veículo, mas principalmente para você e eventuais passageiros. Afinal, um veículo que não funciona como deveria não pode atender às condições de segurança.


    O maior deles é o problema de freios, que pode causar acidentes graves quando estão com qualquer tipo de problema. Sendo assim, o ideal é não pagar para ver e acompanhar periodicamente todo o funcionamento do veículo.


    No fim, acaba sendo uma segurança para o desempenho do carro e principalmente para você e seus passageiros.


    2 Custos menores a longo prazo


    Como dito anteriormente, fazer a manutenção preventiva é peça chave para conseguir evitar custos não previstos no orçamento, afinal, se você antecipa um problema e evita que ele ocorra, não será preciso investir dinheiro para consertá-lo no final.


    O pensamento para chegar nessa conclusão é bastante simples: se um carro desgastado faz com que as peças trabalhem mais do que deveriam, e você evita esse desgaste, as peças não se sobrecarregam. Consequentemente, sem sobrecarga, atuam no limite estabelecido para trabalho.


    Por conta disso, acaba ajudando as peças e o conjunto como um todo a funcionar exatamente como foi construído para isso. Já que, de maneira geral, os maiores custos que um carro pode trazer é exatamente as idas no mecânico para corrigir problemas.


    Se você os antecipa, e principalmente os previne, seu bolso agradece no final ao não gastar com custos não previstos. Por isso, a manutenção preventiva é seu aliado no quesito finanças também.


    3 Valoriza o valor final do carro


    O mercado de automóveis é bastante concorrido e principalmente difícil de manter um carro com valores altos por muito tempo. Afinal, o tempo e o uso acabam sendo motivadores principais para diminuir o valor final do veículo.


    Por isso, quando você realiza manutenções preventivas, você garante que, mesmo com o desgaste natural, seu carro se mantenha funcionando perfeitamente, assim, de maneira análoga, seu carro se mantém com bom valor de mercado.


    Um ponto importante é guardar cada comprovante de revisão realizada, pois se torna mais fácil repassar o carro quando garante ao possível comprador o cuidado que foi tido, ou seja, além de toda a ajuda durante o próprio uso, a manutenção preventiva ajuda ainda em um possível momento de revenda do carro.


    O que realizar na manutenção?


    Agora que você já sabe o que é e qual a importância, listamos alguns pontos essenciais para serem vistos durante as manutenções preventivas:


    • Alinhamento de direção
    • Pneus
    • Radiador
    • Troca de óleo
    • Para-brisas: troca ou limpeza
    • Filtro de ar
    • Lâmpadas dianteiras, traseiras e internas
    • Lataria como um todo
    • Ar condicionado: botões, funcionamento e limpeza do filtro
    • Combustível: recipiente e filtro
    • Escapamento do motor


    Realizando a manutenção de forma periódica e principalmente recorrente, seu veículo tende a se manter sempre valorizado e principalmente funcional, além é claro da economia.

    Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário.

    Fale Conosco

    checklist
    Por Cristine Maia 29 abr., 2024
    Destacamos aqui a importância da vistoria pré-embarque, um procedimento crucial para verificar as condições do carro antes da entrega à transportadora.
    carros antigos
    Por Cristine Maia 22 abr., 2024
    Transportar seu veículo com segurança é fundamental para preservá-lo e garantir que ele chegue intacto ao seu destino. Neste guia completo, você encontrará dicas essenciais para transportar seu veículo antigo com tranquilidade.
    transporte de veículos nas férias
    Por Cristine Maia 15 abr., 2024
    Entenda por que contratar uma transportadora de veículos no período de férias.
    Leia mais posts
    Share by: