Layout do blog

Parágrafo Novo

Parágrafo Novo

    Ser mulher e empreender

    account • mar. 04, 2022

    Tempo de leitura: 15 min.

    É inegável que as mulheres tem crescido e tomado seu espaço no mercado de trabalho, e no dia internacional da mulher , esse é um dos assuntos mais comentados.


    De maneira geral, existe um crescimento exponencial de mulheres no mercado de trabalho, número esse que tende a crescer cada vez mais. Entretanto, ainda está longe de ser considerado algo igualitário como deveria, pois ser mulher e empreender é enfrentar desafios diários .


    Diferenças salariais, condições de trabalho dignas, cargos de chefia, cotas em processos seletivos, entre outros. Muitas discussões tem se aflorado nos últimos anos quando o assunto é mulheres no mercado de trabalho .


    Por conta disso, se faz necessário um panorama geral do mercado atual e principalmente, como o dia internacional da mulher pode ser usado para ressignificar uma data para que, além de comemoração, seja vista também como uma data de luta por direitos iguais .

    Mulheres ocupando posições predominantemente masculinas


    Não é difícil encontrar mulheres hoje em dia que se aventuram por áreas consideradas predominantemente masculinas, temos aqui como o nosso maior exemplo nossa Diretora Bianca, que resolveu arriscar-se e empreender no ramo do transporte de veículos no Brasil.


    Aos 28 anos, Bianca, representa o que hoje abraça os sonhos de muitas famílias, a Lunar Transportes de Veículos , uma empresa de transportes que enfrenta qualquer desafio, além de valorizar todos os seus colaboradores, o trabalho em equipe e o respeito à diversidade.


    A Lunar é hoje uma transportadora de predominância feminina, nasceu em 2019 e que se orgulha de já estar entre as melhores transportadoras de veículos do Brasil. Conheça mais sobre nós clicando aqui.


    Essa e outras histórias esbarram em milhares de outras mulheres que encontramos por ai, responsáveis por uma quebra de sistema de maneira quase que exponencial. E o que até um tempo atrás parecia quase impossível, hoje é real.


    O artigo de hoje é para repassar os temas importantes a respeito desse assunto e falar como é ser mulher e empreender, principalmente em seguimentos taxados como "masculinos".


    E claro, não poderíamos deixar de mencionar que esse artigo foi pensado, redigido e otimizado pela nossa Diretora Executiva Bianca Estanislau.

    mulheres empreendedoras

    Mulheres que empreendem


    Eu, Bianca, sempre que relembro sobre meus diversos pensamentos a respeito do que é ser mulher no mercado de trabalho, tenho que confessar que nunca enfrentei desafios pelo fato de ser mulher, até o momento que comecei a empreender.


    Comecei a trabalhar desde cedo nos meus 13-14 anos, me recordo da correria de ir pro colégio de manhã, pegar ônibus, trem, cruzar cidades para minha primeira oportunidade de trabalho. Me sentia cansada, mas completa, trabalhar é uma das coisas que me fazem sentir viva!


    Uma coisa, que sempre andou comigo foi a vontade de empreender, ser minha própria chefe, ter meu próprio negócio e fazer dinheiro. Acredite, já vendi pirulito na escola, vendia roupa e coisinhas da china e quase abri uma lanchonete.


    Agora, sou sócia e proprietária da Lunar Transportes de Veículos, uma transportadora tecnológica que se destaca no ramo de transportes no Brasil. 


    Quem me conhece, diz que sou uma pessoa de gênio forte, que vou atrás do que quero e consigo chegar aos meus objetivos, e eu concordo! Essa sou eu, até chegar na minha vulnerabilidade, já ouviu falar no termo Mental Load?


    Resumindo, é a sobrecarga de trabalho doméstico familiar, que envolve a vida da família como um todo, que tipicamente se tornam responsabilidades da mulher, por mais aberta e colaborativa que uma relação seja, acontece comigo, com mulheres ao meu redor e com toda certeza, com muitas outras mulheres no mundo. 


    Entenda, não estou querendo dizer que a minha mente sobrecarregada tenha um motivo específico, e sim expressar o que estou vivendo agora e o que vejo ao meu redor.


    Na mesma manhã em que eu produzo no trabalho, estou pensando se vou conseguir me exercitar no dia, se vai dar tempo de lavar roupa, se meu cachorro tem ração, o que iremos jantar, quem vai estar de folga semana que vem, como aumentar os lucros da empresa, e assim vai, quando percebo já são quase 22hrs!


    Me diz você mulher leitora, isso não acontece com você também? Por relatos de conhecidas, o acúmulo de tarefas do dia a dia é estressante e é uma eterna lista de ter o que lembrar e fazer!

    A minha mente, funciona a mil a todo momento, porém eu tenho alguns gatilhos de saída, faço terapia, thetahealing, consagro na Ayahuasca e o que mais tiver ao redor que me ajude a ter equilíbrio. Isso eu, mulher branca e privilegiada!


    Este ano, aprendi muito sobre o termo Mãe Solo, e fiquei indignada como nunca tinha lido sobre isso antes, e o pior, como nunca reparei ao meu redor o quanto uma mulher nessa posição tem de trabalho e necessita de uma rede de apoio. 


    "Então tá Bia, o que isso tem haver com empreender?", isso tem tudo haver! Como empreendedora, eu passei a ver a figura feminina de uma maneira diferente!


    Eu presenciei uma mulher com 9 meses cuidando de casa e adiantando as coisas do trabalho a mil, antes da chegada do bebê! Trabalhando na mesma semana que tinha dado a luz. Eu presenciei uma mulher preocupada, me contar que estava grávida, com medo de ser mandada embora.


    Eu presenciei uma mulher mudando de ramo de trabalho, após 15 anos fazendo a mesma coisa. Eu presenciei mulheres querendo a primeira boa oportunidade de trabalho e também mudando de trabalho para ter mais tempo pra família! Agora me diga se isso não tem tudo haver!


    Eu poderia ficar aqui, escrevendo por horas e horas, os desafios referentes as coisas machistas que passo por ser mulher e ainda comandar uma empresa.


    Me recordo de quando recebi documentos referente a Lunar e pediram pro "meu pai" vir assinar os documentos; de estar em uma delegacia e o delegado só "compreender" que a Lunar era minha, após eu informar que meu marido é um dos sócios, acredito eu que na mera experiência dele, mulher só pode ter um CNPJ quando tem ao lado a assinatura de um homem.


    E por aí vai, não tirando a importância disso apenas ressaltando que existe SIM descriminação de gênero no trabalho! Mas também, trazendo a importância para a saúde mental da mulher!


    E eu posso concluir dizendo com muito orgulho, que atualmente minha equipe tem mais mulheres do que homens e que trabalhamos diariamente, para que a Lunar seja um ambiente de trabalho que dá suporte à estas mulheres.


    Desejo para todas as mulheres da minha equipe e de todo o mundo,

    Feliz Dia das Mulheres!

    Fale Conosco

    checklist
    Por Cristine Maia 29 abr., 2024
    Destacamos aqui a importância da vistoria pré-embarque, um procedimento crucial para verificar as condições do carro antes da entrega à transportadora.
    carros antigos
    Por Cristine Maia 22 abr., 2024
    Transportar seu veículo com segurança é fundamental para preservá-lo e garantir que ele chegue intacto ao seu destino. Neste guia completo, você encontrará dicas essenciais para transportar seu veículo antigo com tranquilidade.
    transporte de veículos nas férias
    Por Cristine Maia 15 abr., 2024
    Entenda por que contratar uma transportadora de veículos no período de férias.
    Leia mais posts
    Share by: