Layout do blog

Parágrafo Novo

Parágrafo Novo

    Quanto custa para transportar um veículo de outro estado?

    Cristine Maia • jun. 17, 2022

    Precisa saber quanto custa para transportar e transferir um veículo de outro estado? Continue a leitura.

    Caminhao cegonha carregado de veículos para transportar

     

     A prática de transporte de carros interestaduais é bastante comum,  principalmente quando falamos de mudança de casa ou de uma viagem a trabalho . Nesse sentido, quais os custos envolvidos nesse processo?

     


     

    Além dos transportes por mudança, existe ainda a compra de um veículo que está em outro Estado, sendo necessário a transferência da documentação do mesmo para conclusão da venda.

     


     

     Pensando nisso, no artigo de hoje vamos falar sobre os custos de transportes  e transferência de veículos  . Nesse assunto, tudo vai depender de caso a caso, mas é possível ter uma base de valores, o que também é uma variável é o caminhão que fará o transporte, em casos de uma demanda alta o indicado é o transporte com caminhão cegonha, mas se você precisa de um transporte exclusivo, indicamos o transporte de guincho.

     


     

    Prazos de Transferência



    Não é difícil imaginar que existe uma grande diferença nos prazos de entrega quando comparamos as regiões do país. Por exemplo, um veículo que sai do nordeste para um Estado do Sul, demora mais que um veículo que sai do Nordeste para outra cidade do próprio Estado.

     


     

    Dessa forma, alguns prazos médios já são esperados. Assim, transportar um veículo que saia de Estados como o Ceará  , Bahia  , Recife  , demoram em média 10 dias para chegar em Estados como São Paulo  ou Rio de Janeiro .

     


     

     Da mesma forma, se inverter origem e destino, o prazo vai se manter nos 10 dias. Por outro lado, se pegar trajetos como do Paraná  a São Paul o  , ou de Brasília a São Paulo, o prazo reduz drasticamente para médias de 3 ou 4 dias.

     


     

     Em geral, todo o prazo depende muito das condições das rodovias . Por isso, é natural que transportes que chegam do Norte e Nordeste, ou que partem para essas regiões, tenham um prazo mais elevado.

     


     

    Isso acontece principalmente pelas condições das estradas , as empresas de transporte de veículos precisam ter cautela ao realizar transportes na região. Entre os cuidados, está o de deixar as viagens em velocidade reduzida e com maior número de paradas.

     


     

     Todos estes pontos são levados em consideração pelas empresas de transporte na hora de calcular o valor.

     


     

    Valores de Transporte



    O valor do transporte, depende da região, do prazo e da distância percorrida. Hoje em dia, os maiores valores são para a região norte e nordeste.

     


     

     Em geral, os valores variam entre mil reais  a dois mil reais , mas podem tanto serem mais baratos ou passar disso, afinal existem muitas rotas possíveis no Brasil para se transportar veículos. Por exemplo, o valor médio para fazer um transporte de veículo do Rio de Janeiro até Fortaleza é de R$ 2200 reais, com prazo de mais de 10 dias, ou seja, o valor é mais alto proporcional a origem e destino do transporte.

     


     

    Por outro lado, levar um veículo do Paraná até São Paulo dura em média dois a três dias e o valor médio cobrado é de mil reais. Dessa forma, fica evidente a diferença de acordo com as regiões de origem e destino, por isso, os valores não devem ser levados ao pé da letra.

     


     

     Na verdade, o ideal é que seja feito um orçamento diretamente com a transportadora que deseja contratar. Assim, é possível fazer a avaliação correta para a sua contratação.

     


     

     Por exemplo, o tamanho, peso, tipo do veículo  , valor final , entre outros itens, são usados como base para determinar o valor do transporte de um veículo.

     


     

    Quais documentos são necessários para transferência de veículo?



     Ao realizar o transporte veículo para outro Estado, é obrigatório que se realize também a transferência de toda a sua documentação. Afinal, o veículo vai passar a pertencer a outro Estado, o que muda suas legislações.

     

    Existem três etapas principais para transferência de documentação, e é sobre isso que vamos falar agora.

     

    Anexar documentos


     

    Como todo bom processo burocrático, existe uma série de documentos que precisam estar anexados e reunidos no ato da transferência, sendo eles:

     


     

    • RG, CNH e CPF para identificar quem é o responsável;
    • Comprovante de residência;
    • Certificado de Registro de Veículo;
    • Comprovante de vistoria do veículo;
    • Comprovante de pagamento de contas do veículo;
    • Comprovante do pagamento de transferência;
    • Entrega do formulário do Renavam.

     


     

    Entretanto, esses são apenas alguns dos documentos, já que dependendo do Estado que o veículo será transferido, possa ser exigido outros documentos. Além disso, é necessário uma comprovação se os dois lados devem receber os documentos ou apenas o destino. Com isso, a documentação precisa estar intacta para evitar devoluções.

     

    Taxas

     


     

    Outra necessidade que pode variar por Estado é a taxa de transferência veicular. No Estado de São Paulo, essa taxa é de R$212,60. Dependendo do Estado, esse valor pode ser maior ou menor, principalmente considerando o porte do Estado. Quanto maior, mais caro.

     


     

    A taxa de transferência engloba o licenciamento  . Ou seja, se estiver em dia, não é acrescido nenhum valor, entretanto, se o licenciamento anual não estiver em dia, o solicitante precisará pagar o valor adicional correspondente a esse documento.

     


     

    Outros custos que podem surgir são sobre as placas do veículo , que recentemente sofreram alterações nas regras de uso. Nesse caso, se a placa for muito antiga, o Detran exige a mudança antes da transferência.

     

    Vistoria veicular e venda


     

    A vistoria do veículo é um passo muito importante no processo de transferência  , principalmente para assegurar ambos os lados da transação. Dessa forma, a vistoria precisa ser realizada por empresas associadas ao Detran .

     


     

    Ou seja, apesar de algo simples e rápido, é necessária a formalização do Detran para ser concluída. Após o término da vistoria, o comunicado de venda de veículo oficializa que a responsabilidade do veículo passa ser de outra pessoa, e que o mesmo se encontra em situação de venda. Por conta disso, é o vendedor quem precisa realizar esse último processo.

     


     

     Após todos os documentos resolvidos e anexados, a transferência do veículo é dada como finalizada, e o transporte pode ser realizado.

     


     

     Feito todo esse processo, basta iniciar o trabalho de busca pela empresa de transporte de veículos e seguir com os trâmites de contratação.

     


     

    Você conhece a Lunar Transportes de Veículos ?


     

     Peça seu orçamento e faça Sua Melhor Escolha!

     

    Orçamentos Online

    Fale Conosco

    checklist
    Por Cristine Maia 29 abr., 2024
    Destacamos aqui a importância da vistoria pré-embarque, um procedimento crucial para verificar as condições do carro antes da entrega à transportadora.
    carros antigos
    Por Cristine Maia 22 abr., 2024
    Transportar seu veículo com segurança é fundamental para preservá-lo e garantir que ele chegue intacto ao seu destino. Neste guia completo, você encontrará dicas essenciais para transportar seu veículo antigo com tranquilidade.
    transporte de veículos nas férias
    Por Cristine Maia 15 abr., 2024
    Entenda por que contratar uma transportadora de veículos no período de férias.
    Leia mais posts
    Share by: