Layout do blog

Parágrafo Novo

Parágrafo Novo

    Mitos e verdades do bafômetro

    Bianca Estanislau • jul. 13, 2022

    Mitos e verdades do bafômetro

    Saiba as verdades e os mitos sobre bafômetro

    Que o teste do bafômetro assusta bastante a gente já sabe, principalmente quando escutamos algumas frases por aí. Sabemos que esse é o foco da maioria das Blitz policiais.


    É muito comum vermos pessoas desviando de rotas onde tem fiscalização, normalmente por medo. Existem ainda muitos mitos disseminados, principalmente sobre o que é ou não acionado no teste.


    Pensando nisso, no artigo de hoje vamos falar sobre todas as frases ditas a respeito ao bafômetro, e em até que ponto cada uma delas pode ser verdade.


    O que é o bafômetro?


    Bafômetro é o nome mais comum usado para chamar um dispositivo chamado de etilômetro , que mede o nível de álcool etílico presentes nos pulmões.


    Como que funciona o bafômetro? Basicamente, ao assoprar dentro do dispositivo, o ar reage com o oxigênio que está dentro dele e esse processo gera "elétrons", que passa por um fio, gerando corrente elétrica.  Assim, essa energia só acontece se você tiver consumido álcool.


    O condutor pode ser enquadrado na Lei Seca , que pune quem dirige com algum teor de álcool no sangue. Hoje em dia, a lei seca é considerada bastante rígida, a multa é gravíssima. O valor da multa de bafômetro é a multiplicação de uma multa gravíssima (R$293,47) por 10. Totalizando R$ 2934,70 e também com a suspensão da habilitação por um ano.


    Você sabia que também pode ser preso por dirigir sob o efeito de álcool? Fica ligado! A lei seca hoje , dá penalidade de 6 meses a 3 anos de prisão, suspensão do direito de dirigir por um ano e também pode apreender seu veículo!


    Mas sabemos que a principal função desse dispositivo e do seu uso nas blitz é tentar evitar o máximo de acidentes possíveis, causados diariamente pela combinação de volante + álcool. Dessa forma, a lei já ajudou a impedir dezenas de fatalidades no trânsito.


    Mitos e verdades do bafômetro


    Por ser um objeto que causa muitas dúvidas, naturalmente surgem várias especulações criadas pela própria população. É claro que muitas não são verdade, e tem muita gente acreditando nelas.

    Vamos saber o que é ou não verdade?



    Bombom de licor é pego no teste do bafômetro?


    Verdade!

    O bombom de licor pode sim ser pego no teste de bafômetro, ainda que represente um teor muito pequeno de álcool. Se acaso acontecer com você, o ideal é pedir outro exame. Se você tiver só consumido o bombom, em nada vai influenciar nos testes.


    Antisséptico bucal é pego no teste?


    Verdade!

    Assim como o bombom de licor, o antisséptico bucal também pode ser detectado e dar como positivo para álcool. Da mesma forma que o anterior, o ideal é que solicitar um novo teste, para validar o uso do líquido.


    Vinagre alivia o resultado do bafômetro


    Mentira!

    Muitas pessoas acreditam que fazer bocejo com vinagre ajuda a disfarçar o álcool presente no corpo no momento do teste. Entretanto, isso não passa de um grande achismo.


    Ao invés de aliviar, o vinagre atua como um agravante, podendo na verdade piorar o resultado, aumentando os índices. Ou seja, acaba piorando a situação do condutor.


    Recusar a fazer o teste evita a penalidade?


    Mentira!

    Essa é uma das grandes mentiras disseminadas por aí, e que faz com que diversos condutores caiam no erro. Na verdade, em caso de recusa na realização do teste, o condutor é igualmente punido, é atuado da mesma maneira por embriaguez.


    Medicamentos não disfarçam o resultado?


    Verdade!

    Assim como o vinagre, os medicamentos também vem sendo usados como forma de tentar inibir o resultado do bafômetro. No entanto, não funcionam!


    O principal deles é o Metadoxil, por conta de sua composição, mas já foi comprovado cientificamente que de nada adianta o uso, o resultado se mantém igual. Além disso, o uso de medicação para esses fins pode causar efeitos colaterais bastante sérios.


    A quantidade de bebida influencia na pena?


    Mentira!

    Independente se o condutor ingeriu grandes quantidades ou simplesmente uma latinha de cerveja, o resultado do bafômetro é o mesmo e o condutor é penalizado. Afinal, o teste é usado para identificar qualquer quantidade de álcool.


    O Brasil adotou a prática de tolerância zero para casos de lei seca. Ou seja, ainda que seja apenas um copo ou pouca quantidade de bebida, a penalidade deve ser aplicada igualmente.


    A carteira de habilitação é apreendida imediatamente?


    Mentira.

    Quanto enquadrado, o condutor pode entrar com um pedido de defesa antes que o processo seja concluído. Dessa forma, pode ser que a defesa seja concedida e o mesmo sequer tenha seu documento restringido.


    Atualmente, o processo pode resultar em suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação . O prazo é de 30 dias corridos para entrar com pedido oficial de defesa e ter direito à possibilidade de retirada.


    Se esperar um pouco após a ingestão, resolve?


    Verdade.

    Porém, depende do quanto você vai esperar. Geralmente, o álcool se espalha pela corrente sanguínea em mais ou menos 40 minutos e demora de cerca de 10 horas para sair, pro corpo estar totalmente livre de álcool e não ser mais um perigo para o trânsito.


    Resumindo: Se beber não dirija!


    

    A Lunar Transportes apoia essa lei pensando não somente em nossos familiares e amigos, mas também em nossos companheiros caminhoneiros que trabalham para transportar veículos com nossa empresa!



    Fale Conosco

    checklist
    Por Cristine Maia 29 abr., 2024
    Destacamos aqui a importância da vistoria pré-embarque, um procedimento crucial para verificar as condições do carro antes da entrega à transportadora.
    carros antigos
    Por Cristine Maia 22 abr., 2024
    Transportar seu veículo com segurança é fundamental para preservá-lo e garantir que ele chegue intacto ao seu destino. Neste guia completo, você encontrará dicas essenciais para transportar seu veículo antigo com tranquilidade.
    transporte de veículos nas férias
    Por Cristine Maia 15 abr., 2024
    Entenda por que contratar uma transportadora de veículos no período de férias.
    Leia mais posts
    Share by: