Layout do blog

Parágrafo Novo

Parágrafo Novo

    A nova era da logística 4.0 no transporte de veículos

    Cristine Maia • jun. 23, 2023

    Logística 4.0: a nova era da logística no transporte de veículos

     
    O mundo da logística vem passando por
    grandes transformações ao longo do anos, e agora chegamos a logística 4.0. Essa é a forma de mostrar um novo marco , está chegando para o mercado de grandes gestores de logística diversas transformações e cabe a nós entender como essas transformações afetam o mundo do transporte de veículos. Para se manter em qualquer nicho de mercado hoje é necessário estar imerso em cada uma das novidades e atualizações que surgem pelo mundo. Afinal, se sua empresa não se adapta, acaba ficando de fora do radar dos clientes.

    Por isso, preparamos esse artigo para te explicar sobre o que é e quais as vantagens e desvantagens da logística 4.0, além disso como ela afeta o transporte de veículos.

    Logística no Transporte de Veículos

    O que é logística 4.0?

     

    De maneira geral, as expressões do tipo "3.0", "2.0" ou qualquer variação, indicam algum tipo de evolução ou novidades em determinada área. Sendo assim, a logística 4.0 não é diferente.

    O conceito marca um novo momento no mundo logístico, e assim como todos os nichos mundiais hoje em dia, representa um avanço tecnológico na área. Afinal, é quase impossível sustentar-se e existir dentro de um nicho hoje que seja inerte aos avanços tecnológicos, não é mesmo? Dessa forma, a ideia da logística 4.0 é trazer essa digitalização, com foco em conexões constantes e ganhos em eficiência . Além disso, o ponto principal seria o aumento de acesso à todas as informações de forma centralizada.


     O objetivo aqui é, de fato, modernizar os processos existentes e já conhecidos. Ou seja, na prática os processos seguem os mesmos, o que muda é a maneira como são feitos e principalmente acompanhados. Em outras palavras, a logística 4.0 visa trazer um fluxo de trabalho mais inteligente e automatizado , que evite erros. Com isso, podemos entender essa nova fase da logística como a mesma fase da indústria 4.0.

     
    Mas afinal, o que é logística? Esse é um dos maiores debates entre pessoas do ramo. Entretanto, para dar seguimento ao artigo e também visando os objetivos da logística 4.0, adotaremos o conceito de movimento. De maneira geral, esse conceito de movimento tem a ver com a ação de realizar o transporte de alguns bens. Sejam eles materiais físicos ou informações e dados. E, no final, tudo funciona como uma grande cadeia industrial e
    interligado.

     

    Quais as vantagens da nova logísticas?

    Já que o conceito trabalha com evolução e reformulação de algumas tecnologias, vale ressaltar quais seriam exatamente as vantagens desse novo modelo. Assim, até mesmo a preparação para a nova era fica mais fácil de ser implementada.

     

    As principais vantagens desse novo modelo são:

    • Prazo de entrega com tempo reduzido: Esse é uma das mais importantes e é logo a primeira que vamos elencar. Afinal, um dos maiores ganhos que uma empresa pode ter é a melhoria no tempo de entrega de suas entregas. Com aumento de tecnologia, alguns processos acabam ficando mais otimizados. Com sistemas padronizados o processo fica mais otimizado e mais rápido, a entrega final acaba ocorrendo de forma muitas vezes antecipada ao prazo de entrega.


    • Redução dos custos: A medida que novas tecnologias são implementadas, os custos operacionais acabam diminuindo. Afinal, se sua empresa otimizou as entregas, melhorou o andamento do processo, muitos gastos de manutenção ou de reparo são dispensados, ou pelo menos minimizados.


     

    • Análise de informações e coleta de dados: Muitas pessoas entendem esse como a maior vantagem da nova logística 4.0 para as empresas. E é algo extremamente compreensível do ocupar esse posto. Hoje em dia, pouca coisa vale mais do que possuir as informações corretas e saber colher os dados da sua própria empresa. Assim, é por meio desses dados que sabemos exatamente os pontos de melhoria, o que está dando certo e o que pode ser melhorado.

     

    • Processos mais eficientes e aumento de lucros: Reunindo todos os pontos elencados acima, o único resultado possível é a melhoria no processo de cada serviço. Com isso, acaba sendo proporcional que os lucros da empresa também apresentem um valor superior ao atual.

     

    Quais as dificuldades de implementação do novo modelo?

     

    É claro que mesmo com tantas vantagens de uso, implementar um novo modelo de processo não é uma tarefa simples. Dessa forma, a logística 4.0 ainda precisa passar por algumas dificuldades para estar pronta para o mercado. O principal ponto de atenção para que o modelo seja aplicado está na falta de uma infraestrutura adequada . Afinal, o Brasil hoje ainda não apresenta estruturação em todas as regiões.

     
    Um exemplo clássico seria por exemplo acesso a internet em várias regiões, que ainda é bastante precário. Assim, muitas regiões estariam completamente de fora dessas novas tecnologias e, consequentemente, não conseguiriam se integrar ao processo.

     
    Outro ponto importante é o conhecimento e a aprendizagem dos empregadores e empregados. Para conseguir uma implementação de fato da logística 4.0 o conhecimento dos processos é o ponto mais básico de atenção. Por conta disso,
    um longo passo ainda precisa ser dado para conseguir disseminar as ideias de atualização.

     
    O tamanho físico do nosso país também é um ponto de dificuldade a ser superado. Já que, em termos de território, o Brasil se iguala a muitos continentes como um todo.

     Com isso, para se ter de fato um processo otimizado, tudo precisaria ser totalmente integrado. Ou seja, todos os processos precisariam ocorrer ao mesmo tempo e de forma igualitária, assim como uma engrenagem. A distância é extremamente alta entre algumas regiões o que acaba tornando esse processo mais difícil, e muitas vezes, inviável.


    Mudanças comportamentais para a logística 4.0

    Depois de falarmos um pouco sobre todas as dificuldades que o novo modelo enfrenta, precisamos destacar de forma separada um ponto de atenção: comportamento. Afinal, de nada adianta máquinas super tecnológicas ou processos digitalizados sem uma atuação certeira dos envolvidos no processo.

    Em outras palavras, o desafio maior seria colocar na mesa de empresas tradicionais os novos conceitos que o modelo apresenta. Assim, a mudança maior seria algo mais estrutural e enraizado dentro de grandes corporações.

    Assuntos como internet das coisas, inteligência artificial, integrações e computação em nuvem ainda patinam em algumas companhias. E, no caso da logística 4.0, são temas primordiais e que embasam todo o planejamento de uma empresa.

     Dessa forma, podemos entender a nova era da logística, como um acúmulo de soluções tecnológicas unidas a processos tradicionais conhecidos da logística que são extremamente necessárias. 

     Com isso, podemos esperar grandes novidades para o ramo nos próximos anos, além das necessidades, existe também uma ansiedade pela próxima geração tecnológica e os grandes impactos que virão com ela. 

     


    Gostou dessas dicas? Acompanhe as atualizações do nosso site.

    Confira também:

     

    Fale Conosco

    checklist
    Por Cristine Maia 29 abr., 2024
    Destacamos aqui a importância da vistoria pré-embarque, um procedimento crucial para verificar as condições do carro antes da entrega à transportadora.
    carros antigos
    Por Cristine Maia 22 abr., 2024
    Transportar seu veículo com segurança é fundamental para preservá-lo e garantir que ele chegue intacto ao seu destino. Neste guia completo, você encontrará dicas essenciais para transportar seu veículo antigo com tranquilidade.
    transporte de veículos nas férias
    Por Cristine Maia 15 abr., 2024
    Entenda por que contratar uma transportadora de veículos no período de férias.
    Leia mais posts
    Share by: