Layout do blog

Parágrafo Novo

Parágrafo Novo

    Saiba os perigos de usar o celular dirigindo

    Bianca Estanislau • jun. 30, 2021

    Quando falamos a respeito de cuidado no trânsito, é necessário termos a consciência de que trata-se de um ambiente que necessita de toda a atenção possível do motorista. Existem, por exemplo, milhares de perigos ao usar o celular dirigindo, haja vista que, o aparelho telefônico tira totalmente a atenção do motorista, podendo em sua grande maioria de vezes causar sérios acidentes, comprometendo a vida não só do motorista, mas a de terceiros que também estão transitando nessa via.

    Perigos de usar o celular dirigindo

    Não utilizar o celular é algo que deve ser uma regra na hora de dirigir, mas nem sempre é o que ocorre. Sabemos que existem milhares de fatores que possam colaborar na causa de acidentes de trânsito, porém, o mais comum deles é a falta de atenção do motorista, sendo este um dos perigos de usar o celular dirigindo, acidentes causados principalmente pelo uso desse aparelho no momento em que está transitando pelas vias.


    Essa falta de atenção é a principal causa de atropelamentos e outros acidentes envolvendo veículos. Os dados fornecidos pelo Detran apontam que o uso de celular quando se está dirigindo pode aumentar em 400% as chances de se envolver em um acidente, principalmente com as tecnologias atuais, que acabam por prender a atenção dos motoristas no celular.


    Dessa forma, mesmo que a tecnologia esteja dominando grande parte das nossas vidas, é necessário ter uma atenção especial no que diz respeito ao trânsito, haja vista que a nossa vida e a de terceiros é colocada em risco pelo mau uso desses instrumentos, portanto, devemos usar a consciência e saber dos perigos de usar celular dirigindo, sendo um fator imprescindível para evitar que esses problemas venham a ocorrer.


    Pensando nisso, resolvemos criar esse artigo para alertar todos os motoristas a respeito dos perigos de usar celular dirigindo, continue a sua leitura e fique por dentro de todas as informações relacionadas ao tema, contribuindo para haver uma diminuição nesses acidentes causados pela falta de atenção dos motoristas nas estradas do país. Confira agora neste blog quais são os riscos de dirigir utilizando o celular.

    Os principais tipos de distrações do uso do celular ao volante


    Diminuição da atenção


    É da natureza do ser humano a capacidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, entretanto, essa capacidade se torna limitada. Por mais que possamos realizar várias tarefas, no trânsito, se torna algo impossível de se fazer. Isso porque, quando estamos dirigindo, é necessário manter todo o foco naquela atividade, haja vista as inúmeras possibilidades que possam vir a ocorrer, como, por exemplo, um animal na pista ou o motorista em sentido contrário perder o controle e vir em sua direção.

    Portanto, qualquer diminuição na atenção pode ser fatal nesse momento, de forma a provocar um grave acidente. Não usar o celular é fundamental, pois, um pequeno desvio de atenção na hora de atender o telefone ou ligar para alguma pessoa é suficiente para fazer com que o motorista perca o controle e venha a colidir com um carro que vem a sua frente.


    Risco a terceiros


    Os riscos não são só aos motoristas, mas também, aos pedestres, devemos ter em mente que o trânsito é público, sendo necessário que haja ações conscientes de todos que o utilizam, não apenas dos motoristas. Essa cobrança é um pouco maior em relação ao motorista, pois ele deve agir em conformidade as leis que disciplinam o trânsito, com total atenção aos eventos que ocorrem em suas proximidades. É possível que, em algum momento, ocorra um incidente que possa ser previsto e evitado, desde que esse motorista tenha atenção total e discernimento o suficiente para isso.


    Dessa forma, ao utilizar o celular quando se está dirigindo, o motorista não terá sua atenção 100% voltada ao trânsito, se tornando quase impossível de evitar ou prever algum incidente que possa vir a acontecer, colocando em risco a sua vida e a de terceiros que passam por aquela via no momento. Ao focar sua atenção no celular, ele poderá cometer qualquer deslize e causar um acidente, onde podem, inclusive, haver vítimas fatais.


    Todo uso do aparelho celular no trânsito gera riscos


    Segundo dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal, uma das maiores causas de acidentes no trânsito é a utilização do celular, seja para digitar algo, para atender a uma ligação, acessar sites ou assistir vídeos. Embora as ligações convencionais não tirem o foco visual do motorista, elas acabam mudando a concentração e alterando a percepção dos sons do trânsito, haja vista que o condutor foca apenas no que está sendo dito pelo interlocutor da conversa.


    Punições maiores


    Desde novembro de 2016, houve um acréscimo na multa para os motoristas que dirigem e falam ao celular ao mesmo tempo. O valor passou de R$85,13 para R$293,47. Essa medida foi tomada graças aos elevados índices de acidentes com morte causados pelo uso do celular enquanto se está dirigindo. 


    Com relação a aplicativos que auxiliam o condutor, como o GPS, por exemplo, esse uso é permitido, desde que seja feito da maneira correta, evitando fazer as configurações de rota enquanto está conduzindo o veículo, optando por realizar uma parada, definir a rota e então voltar a estrada. Esse celular ou GPS deve estar fixo no carro, na parte do painel ou para-brisa. Caso venha a ser detectado que o seu uso está ocorrendo fora desses locais, o motorista será multado normalmente.


    Mesmo que esteja parado no semáforo, o motorista que utilizar o celular durante essa parada estará passível de multa, haja vista estar cometendo uma infração de trânsito grave, portanto, é necessária a criação do hábito de garantir a segurança sua e de terceiros, através dessas pequenas atitudes, evitando utilizar o celular nas rodovias e até mesmo com o veículo parado no semáforo.


    Dirigir ao celular é tão perigoso quanto a ingestão de álcool


    Um dado assustador foi divulgado pela RAC Foundation. Segundo a instituição, utilizar o celular enquanto dirige, para enviar mensagens ou acessar a internet, pode fazer com que os reflexos do motorista do veículo diminuam em mais de 30%, um número mais de 4 vezes maior do que quando há o consumo de álcool pelo motorista, visto que diminui cerca de 10% dos reflexos do motorista. Portanto, o celular pode ser tão perigoso quanto a bebida, haja vista comprometer bastante os reflexos do condutor do veículo, colaborando para o acontecimento de acidentes que irão provocar danos físicos não só ao condutor, como também a terceiros que possam estar por perto no momento e acabarem se envolvendo no acidente.


    O motorista perde a visão 360º


    Quando o motorista foca a sua atenção no celular, ele perde a visão privilegiada que tem a partir do uso dos retrovisores do carro, prejudicando seriamente a atenção e os reflexos que ele pode precisar ter para desviar de alguns obstáculos que surgem no trânsito.

    Quando o condutor utiliza o celular, ocorre um fenômeno conhecido por visão tubular, ou seja, a sua visão foca apenas no que está a sua frente, deixando de lado o que ocorre ao seu redor. As consequências disso são incidentes que o veículo pode se envolver com outros que estejam tentando uma ultrapassagem, por exemplo.


    Não vê os buracos na pista


    Com a visão focada no celular, a falta de atenção causada por esse fator pode contribuir para que o condutor do veículo não veja os buracos da pista. As consequências para isso podem ser extremas, haja vista que, ao passar em um buraco muito grande, o carro pode perder o controle e se envolver em um acidente. 


    Do contrário, mesmo que não perca o controle, é possível que o pneu do carro venha a estourar, fazendo com que o motorista perca bastante tempo trocando esse pneu, por exemplo.


    Lembrando que nós da Lunar Transportes temos como compromisso transportar seu veículo de maneira segura e totalmente regulamentada, por isso nossos motoristas agregados são orientados quanto aos perigos da utilização do celular na direção.



    Clique no botão abaixo para fazer um orçamento conosco!



    Fale Conosco

    checklist
    Por Cristine Maia 29 abr., 2024
    Destacamos aqui a importância da vistoria pré-embarque, um procedimento crucial para verificar as condições do carro antes da entrega à transportadora.
    carros antigos
    Por Cristine Maia 22 abr., 2024
    Transportar seu veículo com segurança é fundamental para preservá-lo e garantir que ele chegue intacto ao seu destino. Neste guia completo, você encontrará dicas essenciais para transportar seu veículo antigo com tranquilidade.
    transporte de veículos nas férias
    Por Cristine Maia 15 abr., 2024
    Entenda por que contratar uma transportadora de veículos no período de férias.
    Leia mais posts
    Share by: