Layout do blog

Parágrafo Novo

Parágrafo Novo

    Quantos carros cabem em um caminhão cegonha?

    Cristine Maia • mai. 04, 2023

    Primeiramente, você sabia que para determinar a quantidade de veículos que serão transportados é necessário um bom setor logístico que entenda sobre composição de carga? Pois é, e além disso, o transporte de automóveis com caminhão cegonha é um transporte altamente cotado no Brasil.

    É inegável pensar que o principal meio de transporte de veículos vindos de fábricas, montadoras, locadoras e concessionárias é pelo caminhão cegonha. Mas, afinal, como funciona esse transporte, quantos automóveis cabem e quais as legislações?

    Um dos pontos que mais gera dúvidas é no que diz respeito a quantidade de carros que se pode carregar em um caminhão desse modelo. Na verdade, a dúvida ocorre principalmente pela grande variação de modelos e tipos de veículos.

    Hoje em dia, muitos países pelo mundo já mudaram a forma de transportar automóveis, como por exemplo usando a ferrovia. Entretanto, o caminhão cegonha está longe de entrar em desuso e, em países como no Brasil, esse transporte de veículos com caminhão cegonha é a principal opção para transportar veículos entre cidades e estados.

    A principal justificativa para o uso desse modelo é pelo custo-benefício e todas as possibilidades que dá para as empresas. Por isso, hoje vamos sanar algumas dúvidas sobre o caminhão cegonha, ou também como é conhecida, a famosa carreta cegonha.

    Mas continue a leitura e acompanhe informações completas sobre o assunto.

    transporte de 11 veículos

    Como funciona o transporte de veículos no Brasil?

    Em quase todas as vezes, as montadoras, locadoras ou concessionárias acabam exigindo que as empresas usem caminhões da mesma marca, para criar uma padronização de trabalho. Por exemplo, você só verá caminhões da marca Iveco fazendo o transporte de carros da montadora Fiat.

    Mas em geral, esses caminhões já possuem especificações de fábrica, dificilmente sofrendo alterações. Assim, os dois eixos se mantém padrão em um 4x2 conhecido.

    Quando se pretende uma versão de três eixos, também se mantém o padrão de 6x2 que já conhecemos hoje. Por conta dessas configurações, o tamanho padrão do caminhão cegonha acaba se mantendo.

    Outro item que é padronizado nesses modelos são as pequenas rampas internas, que normalmente observamos quando o caminhão está cheio. Essas rampas são usadas exatamente para conseguir encaixar no carregamento todos os carros ou motos no caminhão de maneira mais simples e eficiente.

    Como funciona o transporte de veículos no mundo?

    É claro que sendo um caminhão tão famoso e popularizado pelo mundo, iriam surgir diversas outras variações de modelo e principalmente de capacidade. Assim, alguns países passaram na frente no quesito estrutura e inovação.

    Os Estados Unidos acabou investindo na parte da cabine, para tentar melhorar o percurso de estrada para o condutor. Por isso, hoje em dia ainda se mantém na casa dos 9 ou 10 carros por caminhão. Entretanto, são caminhões bastante modernizados e com uma segurança de primeira linha.

    Quando falamos de inovação de transporte por cegonha, não podemos deixar de falar da China, país hoje que consegue transportar até 30 carros em uma única viagem. Para que isso fosse possível, eles mantiveram os dois eixos porém com o piso superior levando duas fileiras inteiras.

    Ou seja, a capacidade quase que triplica com o uso de uma tecnologia diferente de montagem e estruturação do caminhão cegonha. Hoje em dia, não existe nenhum país que bata de frente com a China no quesito transporte.

    Essa inovação tão rápida e surpreendente é justificada pela quantidade de veículos que o país movimenta por ano, chegando a 30 milhões de carros. Dessa forma, podemos entender que não se trata apenas de um preciosismo, mas de uma necessidade.

    Seja no Brasil ou no mundo, os caminhões cegonha transportam tanto carros de passeio, motos e até mesmo veículos mais pesados. Por exemplo, se for o caso de um caminhão com maior capacidade, é natural esbarrar com vans ou ônibus sendo transportados.

    No Brasil essa prática acaba se tornando bastante comum, principalmente pelo modelo de caminhão cegonha com espaço para poucos carros. Com isso, a montadora consegue economizar bastante com esse modelo, mas garante que o transporte ocorra com segurança.

    Pelo mundo, o transporte de outros veículos acaba sendo feito por outros meios, mas ainda é possível perceber países que aderem ao mesmo estilo de transporte do Brasil.


    E afinal, quantos carros cabem em um caminhão cegonha no Brasil?


    Atualmente o mais comum é que se tenha
    10 ou 11 carros em uma carroceria do tipo cegonha. Entretanto, precisamos falar sobre as modificações e alterações comuns.

    Quando falamos de 10 ou 11 carros estamos falando de um modelo padrão, conhecido e usado por montadoras famosas. Mesmo assim, ainda é possível ver por aí caminhões do tipo cegonha com um tamanho bem mais reduzido e bem mais compacto que podem levar em média de 5 a 7 veículos.

    Existem também alguns modelos de carretas com apenas um único piso, que não passam de quatro carros em sua carroceria. Da mesma forma, outros modelos existentes também contam com tamanho diferenciado.

    É importante ressaltar que nem sempre foi assim, já que nos anos 70 essa capacidade de carga era limitada a 5 carros, independente do modelo. Hoje em dia, apesar de aumentar, ainda depende de diversas outras variáveis para definir uma quantidade segura do transporte.


    Outras determinações para o transporte de caminhão cegonha

    Na hora de determinar o transporte por caminhão cegonha, não basta apenas saber a quantidade de carros que podem ser levados. Nesse caso, existem outras determinações básicas que devem ser seguidas.

    Por exemplo, o peso do veículo é uma das regras mais importantes para transporte, sendo o limite máximo:

    • 29 toneladas para o veículo não articulado
    • 39 toneladas e meia para veículos com reboque ou semi-reboque
    • 45 toneladas para caminhão-trator ou semi-reboque que possuam menos de 16 metros de comprimento
    • 48 toneladas e meia para combinação de veículo articulado com mais de 16 metros de comprimento
    • 53 toneladas para combinação de veículo articulado com eixo distanciado
    • 57 toneladas para combinação de veículo de carga

    Vendo a variação de tipos de carga para um transporte em caminhão cegonha é possível perceber a versatilidade que o modelo possui para realizar transportes nas rodovias. Dessa forma, as legislações acabam precisando abranger uma grande quantidade de categorias.

    Por conta dessa versatilidade, é preciso sempre estar atento às condições para cada viagem que vai ser realizada. Já que, de maneira geral, mudar o tipo de carga muda também todas as necessidades para uso do caminhão.


    Outro ponto de atenção para o caminhão é com relação às medidas dimensionais dele, que de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, devem ser:


    • Altura máxima: 4,95 metros
    • Largura entre 2,60 metros e 3 metros
    • Comprimento entre 14 metros e 23 metros


    Quais documentações são necessárias para o transporte de automóveis com caminhão cegonha?

    É claro que entram aqui também todas as burocracias conhecidas para qualquer transporte, como documentos do veículo e os documentos obrigatórios para realizar transporte de carga. Além disso, o próprio condutor precisa estar em dia com a legislação. Mas em geral, o caminhão cegonha é o principal modelo usado pelas montadoras do Brasil inteiro. 

    Mas os principais documentos exigidos para o transporte são a ANTT e o RCTR-c, leia mais sobre a importância dessas certificações aqui.


    Além disso também destacamos:

    • Seguro de carga;
    • AET (Autorização Especial de Trânsito);
    • Notas fiscais dos veículos transportados (Emissão de CTE/Manifesto)
    • CNH tipo “E” do motorista;


    Qual a principal diferença entre a cegonha e outros tipos de caminhão?

    A principal diferença está na sua capacidade com relação ao peso da carga, sendo assim, consegue transportar diversos tipos de veículos em uma única viagem.

    Qual o valor do frete para transportar veículos?

    Existem algumas variáveis que precisam ser analisadas antes de orçar um frete de transporte, porém a média poderá ser entre R$ 600 e R$ 3500, claro que conforme falamos esses valores são apenas uma média e devemos levar em consideração modelo do veículo, tabela FIPE, rotas e etc.

    E como escolher a melhor empresa para realizar o transporte de veículos com caminhão cegonha?

    Para ter a certeza da sua melhor escolha você deve levar em consideração essas principais informações:

    • Contratação de empresa idônea;
    • Caminhões com as revisões em dia;
    • Contrato de prestação de serviço;
    • Atendimento ao cliente;


    Além de observar o cuidado e conservação das frotas de caminhão cegonha que irão transportar os automóveis para ter a certeza de que o transporte será realizado com qualidade e segurança.


    Pesquise bem e leve também em consideração:

    • Experiência em logística da empresa: contratar uma transportadora que tem segurança na sua logística é realmente um diferencial.
    • Realize uma pesquisa quanto a custo-benefício: às vezes é o ditado “o barato, sai caro”, por isso, desconfie de preços de frete que estão muito abaixo entre as empresas.
    • Segurança: certifique-se de que a transportadora possui seguro e quais são as garantias oferecidas para você como consumidor;



    Por fim, peça um orçamento para a Lunar Transportes, aqui você encontra as melhores oportunidades e preços de frete justos que cabem no seu bolso. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato no nosso telefone (11) 4210 7766 ou pelo whatsapp de segunda a sexta das 08h às 17h e aos sábados das 08h às 12hrs.

    Transporte seu Veículo Aqui

    Fale Conosco

    checklist
    Por Cristine Maia 29 abr., 2024
    Destacamos aqui a importância da vistoria pré-embarque, um procedimento crucial para verificar as condições do carro antes da entrega à transportadora.
    carros antigos
    Por Cristine Maia 22 abr., 2024
    Transportar seu veículo com segurança é fundamental para preservá-lo e garantir que ele chegue intacto ao seu destino. Neste guia completo, você encontrará dicas essenciais para transportar seu veículo antigo com tranquilidade.
    transporte de veículos nas férias
    Por Cristine Maia 15 abr., 2024
    Entenda por que contratar uma transportadora de veículos no período de férias.
    Leia mais posts
    Share by: