Layout do blog

Parágrafo Novo

Parágrafo Novo

    Quais são e como evitar os vícios na hora de dirigir

    Bianca Estanislau • dez. 22, 2021

     Vícios de direção e como evitá-los


    Se você é uma pessoa que
    dirige frequentemente e gosta de cuidar do seu carro , tenha cuidado para evitar esses vícios enquanto conduz. Com o passar dos anos, é muito comum motoristas adotarem comportamentos e hábitos que podem ser prejudiciais, por isso é muito importante ficar atento a essas dicas para que você não cometa esses erros sem perceber e adquira esses vícios no seu dia a dia.


    Alguns podem até parecer inofensivos , mas muitos não só danificam a estrutura mecânica do veículo , mas também podem causar acidentes graves . Felizmente, ao contrário de outros vícios químicos mais graves, esses não são difíceis de curar. Basta apenas prestar atenção ao dirigir e ver como você dirige o carro.


    Para ajudá-lo, separamos os erros comuns que as pessoas cometem ao dirigir, para que você possa evitá-los e impedir que se torne problemas maiores. Confira no artigo de hoje!

    Dirigir com apenas uma mão no volante


    Dirigir com apenas uma das mãos não só é perigoso, mas também se qualifica como infração no Artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro ( CTB ), podendo acarretar uma multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH .


    A abordagem correta é mantê-los na posição "9:15", como os ponteiros de um relógio . Essa postura é mais segura e ajuda o motorista a realizar manobras mais precisas. Além disso, ajuda a reagir rapidamente ao trânsito imprevisto, melhorando diretamente sua direção defensiva . Além da lei que proíbe dirigir com apenas uma mão, colocar desnecessariamente a mão no câmbio pode forçar as marchas , aumentar seu desgaste e causar problemas ao longo do tempo.


    Além de fazer com que você dirija o carro com uma das mãos (atitude proibida pela legislação de trânsito brasileira), colocar a mão na alavanca de câmbio forçará desnecessariamente o sistema, o que diminuirá sua vida útil e fará com que manutenções mais frequentes. Este é um problema semelhante a uma embreagem: quando você presta atenção ao tráfego, acaba esquecendo de colocar a mão no câmbio e a pressão aumenta sem você prestar atenção.

    Descansar o pé na embreagem


    Este é um dos hábitos de direção mais comuns para usuários de carros com transmissão manual . Após a mudança de marcha, o pé esquerdo do motorista não é colocado no chão, mas mantido na embreagem , esperando o próximo turno.


    O maior problema é que o trânsito precisa de atenção, e em pouco tempo um simples apoio se transforma em uma leve pressão no pedal. Dessa forma, a embreagem gira incorretamente e se desgasta mais rapidamente. Mesmo se você souber que a próxima mudança de marcha está chegando, coloque o pé apoiado na caixa da roda do lado esquerdo do pedal.


    Assim como mudar de marcha, ligar a embreagem com o pé desgastará o sistema. Evite colocar os pés no pedal da embreagem, pois isso danificará muito as peças do carro, e poderá trazer gastos imprevistos. A pressão irá eventualmente ativar o disco da embreagem e causar desgaste prematuro .

    Ponto morto em descidas


    Se você é uma das pessoas que coloca seu carro em ponto morto durante uma descida, temos duas más notícias: a primeira é que você está usando mais combustível do que o necessário, pois o carro consegue manter o motor funcionando sem gastar combustível . A segunda, é que a vida útil do seu freio será muito menor , devido á sobrecarga .


    Essa prática é muito antiga, e realmente tinha certa utilidade antigamente. Porém hoje em dia, devido aos avanços tecnológicos automotivos, ela apenas causa o desperdício de gasolina e aumenta a chance de danificar o motor .

    Dar a partida sem pisar na embreagem


    A embreagem é um componente que conecta a caixa de câmbio e o motor , para que o carro tenha tração. Quando você dá a partida sem pisar no pedal, a força do motor de partida acaba sendo maior porque ele precisa mover todo o dispositivo. Portanto, desenvolva o hábito de apertar completamente a embreagem para dar a partida no carro e se livrar de outro hábito que pode te prejudicar no futuro.

    Usar o telefone ao volante 


    Este, de longe, é o vício de direção mais comum hoje em dia, e também um dos mais sérios. Além de violar as regras de trânsito, de acordo com o CTB, esta prática se qualifica como infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e aplicação de 7 pontos na CNH .


    O uso de celular durante a condução também é uma das principais causas de acidentes. O resultado disso é a imprudência e total falta de atenção nas ruas.


    Por isso, ressaltamos: se precisar urgentemente ligar para alguém, utilize o viva-voz . Porém, se você estiver enviando e lendo mensagens , a abordagem mais recomendada é estacionar o carro em um local seguro ou esperar para chegar ao seu destino .


    Ignorar os retrovisores


    Acredite: muitas pessoas se esquecem de usar os espelhos retrovisores enquanto dirigem, tornando o condutor em uma verdadeira ameaça à qualquer outro veículo que estiver perto, ou realizando uma ultrapassagem. Portanto, lembre-se de olhar no espelho antes de mudar de faixa. Eles garantem a sua segurança e a de outros condutores.


    Muitas pessoas justificam esse vício dizendo que não há necessidade de olhar os retrovisores se você não planeja mudar de faixa. Se você não tem pressa, mas quer ficar abaixo do limite de velocidade, faça um favor à todos e utilize a faixa certa . A faixa da esquerda é usada para ultrapassagens . Portanto, seja educado e não interfira negativamente no trânsito.

    Não usar a seta


    Com certeza você já teve a má sorte de ficar atrás de um condutor que aparentava não saber que existe seta indicadora nos veículos. Esse erro bobo não é nem um pouco inofensivo: sinalizar quando for realizar uma conversão ou trocar de faixa é extremamente importante para a segurança de todos no trânsito .
    Esquecer de usar a seta em qualquer momento pode ter consequências graves no trânsito. De fato, muitos acidentes ocorrem por causa disso, então não seja um dos péssimos motoristas que se recusam a usar a seta na hora de virar. Seja responsável no trânsito!


    Dirigir "grudado" no volante


    Muitas pessoas, seja por ansiedade ou falta de experiência, acham que dirigir muito perto do volante é melhor. Porém, esta prática está incorreta, e pode causar problemas e até dores nas costas do condutor.

     

    O ângulo do encosto deve estar numa inclinação entre 100 ° e 110 ° . O segredo para saber a distância ideal que o banco deve ter é ajustar o assento até que seus braços dobrem levemente quando estiver com a mão no volante. Essa postura irá ajudá-lo a dirigir melhor e a prevenir dores nas costas e no braço.


    As dicas foram úteis? Conte para nós!


    Esperamos ter te alertado sobre hábitos que você talvez tenha, mas não percebeu antes como poderiam ser perigosos na hora de dirigir um veículo!


    Mudando de assunto... se você está precisando transportar sua moto , carro ou máquina ,

    a Lunar Transportes te oferece conforto e segurança no transporte! Contate-nos e realize seu orçamento!

    Fale Conosco

    checklist
    Por Cristine Maia 29 abr., 2024
    Destacamos aqui a importância da vistoria pré-embarque, um procedimento crucial para verificar as condições do carro antes da entrega à transportadora.
    carros antigos
    Por Cristine Maia 22 abr., 2024
    Transportar seu veículo com segurança é fundamental para preservá-lo e garantir que ele chegue intacto ao seu destino. Neste guia completo, você encontrará dicas essenciais para transportar seu veículo antigo com tranquilidade.
    transporte de veículos nas férias
    Por Cristine Maia 15 abr., 2024
    Entenda por que contratar uma transportadora de veículos no período de férias.
    Leia mais posts
    Share by: