Layout do blog

Parágrafo Novo

Parágrafo Novo

    A evolução do transporte de veículos

    Cristine Maia • dez. 27, 2022

    Acompanhe a história completa sobre a evolução do transporte de veículos

    A intenção deste BLOG é mostrar como o Transporte de veículos evoluiu com o passar de diversos anos. 


    Como trabalhamos no ramo de transporte, tivemos curiosidade de saber como que esses transportes eram feitos antigamente sem a tecnologia atual. Encontramos muitas fotos interessantes e com grandes façanhas que queremos te mostrar.


    Dá pra imaginar que era difícil levar um carro de um lugar para outro utilizando outro veículo, como tudo tem um processo de evolução, o caminhão cegonha, o caminhão guincho e o caminhão prancha também tiveram.


    Entre o texto, vamos colocar algumas fotos antigas pra você poder acompanhar junto com a gente essa evolução no transporte de veículos e no transporte de cargas em geral.

    Qual foi o primeiro caminhão do mundo?


    O caminhão foi criado por
    Daimler em 1896, um pouco antes de criar o ônibus, foi um ano depois que ele aprimorou seu projeto e deixou mais potente, podendo transportar 1,5 toneladas.


    Ainda não se sabe com certeza qual foi o primeiro caminhão a rodar no Brasil, mas o primeiro registro é de 1897 no Rio de Janeiro. Depois disso, foram importadas grandes quantidade de caminhões, e de diversos países.


    E foi em 1919 que chegou a primeira montadora no Brasil. Estamos falando do pioneiro Henry Ford trazendo a Ford Motor Company, fabricando modelo “T”, seguido do “TT”, que foi o primeiro caminhão fabricado no Brasil, claro que ainda com as peças sendo importadas.


    Ele tinha uma estrutura alongada e não muito robusta, mas conseguia transportar até uma tonelada!

    Henry Ford teve grande visão de negócios, e é claro que investiu em caminhões. Esse modelo TT foi fabricado para enfrentar terrenos acidentados, para subir rampas, levando cargas. 


    Mas, foi nesse período de (1914 a 1918) que aconteceu a Primeira Guerra Mundial, e milhares de unidades desse caminhão foi enviado para as Forças Aliadas, foram usadas como ambulâncias, mas claro que 39 mil unidades não foram só pra isso.


    Em 1925 que Daimler e a Benz formaram uma duradoura parceria. Foi dessa união que surgiu a Mercedes-Benz.


    A grande produção mesmo de caminhões no Brasil, foi com a FNM (Fábrica Nacional de Motores, que buscou parceria com uma empresa Italiana (Isotta) e lançou um caminhão para 7,5 toneladas. Essa era de caminhões durou cerca de 30 anos, iniciando em 1949.


    A Scania só aparece por aqui em 1948, quando foi importado da Suécia um ônibus pequeno da marca. Em 1957 iniciou a produção nacional e de lá pra cá sempre teve destaque em inovação.


    Foi em meados de 1956 que a Mercedes-Benz lança iniciou a produção do primeiro caminhão considerado nacional, mesmo que apenas 35% das peças fossem produzidas aqui. Já no ano seguinte ela estava produzindo 90% das peças dentro do país. A Mercedes iniciou a era dos caminhões totalmente nacionais.


    Logo, chega a Scania Vabis do Brasil S.A Motores Diesel montando o primeiro Scania brasileiro, o L-75. Cada um com sua modalidade. O Scania se saía bem nas rodovias, os FNM eram pau pra toda obra nas estradas mais difíceis, mas a Mercedes, na década de 60 já reinava no mercado.


    Foi só em 1980 que a Volkswagen se lançou no mercado de caminhões quando adquiriu a Dodge Caminhões do Brasil.


    Também com inovação para a época, trouxe os cara-chatas pro universo de caminhões que eram arredondados e com motores bem à frente do motorista.


    Podemos dizer que a Ford prevaleceu desde 1997 com o Cargo, também com características mais quadradas e com motores potentes.  Mas em 2019 anunciou o fim da produção de caminhões no Brasil.


    A Volvo também iniciou nos anos 2 mil, quase destronando a Scania se mantendo ainda hoje entre os melhores caminhões do Brasil.


    A evolução da tecnologia no transporte de veículos

    E foi com a história de fabricação de caminhão que começa a do transporte de cargas e veículos.


    Assim como a produção de carros ia aumentando, mais transportes eram realizados. Muitas adaptações foram feitas para o transporte de veículos, com o passar dos anos foi se aperfeiçoando de maneira que possibilitasse o transporte de vários veículos de uma só vez.


    Para essa façanha, o caminhão teria que ser robusto e ter a carreta com modificações, hoje chamamos de caminhão cegonha.


    Sem esse progresso na fabricação, o transporte rodoviário jamais se tornaria o principal do Brasil.

    Por algumas fotos tiradas pelo mundo a fora, podemos ter uma base de como era difícil fazer esse tipo de transporte.


    Hoje, temos caminhões com cada vez mais melhores tecnologias, o conforto do motorista é um dos principais pontos a se atender, coisa que antigamente não era prioridade.


    Sabe-se que os caminhoneiros passam horas seguidas dirigindo para fazer as entregas a tempo e até mesmo adiantar e pegar outros fretes, o conforto já não é um luxo e sim uma necessidade.


    A Lunar Transportes acompanha a história do transporte de veículos e também o que acontece nas estradas do nosso Brasil, confira quais as regiões transportamos.


    Foi muito divertido pesquisar sobre esse tema, espero que tenham gostado também! Nosso Blog está sempre cheio de novidades, siga a Lunar Transportes nas redes sociais e fique por dentro dos assuntos sobre o transporte de veículos no Brasil.

    Transportamos para todo o Brasil

    Fale Conosco

    checklist
    Por Cristine Maia 29 abr., 2024
    Destacamos aqui a importância da vistoria pré-embarque, um procedimento crucial para verificar as condições do carro antes da entrega à transportadora.
    carros antigos
    Por Cristine Maia 22 abr., 2024
    Transportar seu veículo com segurança é fundamental para preservá-lo e garantir que ele chegue intacto ao seu destino. Neste guia completo, você encontrará dicas essenciais para transportar seu veículo antigo com tranquilidade.
    transporte de veículos nas férias
    Por Cristine Maia 15 abr., 2024
    Entenda por que contratar uma transportadora de veículos no período de férias.
    Leia mais posts
    Share by: