Layout do blog

Parágrafo Novo

Parágrafo Novo

    10 caminhões que marcaram a história

    Bianca Estanislau • ago. 10, 2022
    10 caminhões que marcaram a história

    A importância que a profissão de caminhoneiro possui para a economia do país todos nós já sabemos não é mesmo?


    Pra vibrar nostalgia pra quem é veterano nas estradas e pra mostrar as origens pros jovens caminhoneiros, vamos mostrar as relíquias que marcaram época.


    Qual será que foi o primeiro caminhão do Brasil ?


    Montadoras importantes como Ford e Volvo lançaram qual modelo? Quais suas características?


    Essas e outras curiosidades ajudam a entender o tempo que esses veículos estão presentes na economia do Brasil.


     Além disso, fica evidente a quanto tempo os caminhoneiros, de alguma forma, se adaptam as novas realidades para seguir com o transporte de carga de maneira eficiente.


    Por isso, vamos aos 10 caminhões que marcaram a história do Brasil como um todo, e entender um pouco sobre a evolução até os dias de hoje.

    Caminhão Ford F600

    01. O primeiro Ford


    O caminhão Ford F-600 , ou Ford 600, foi o primeiro da montadora completamente produzido aqui no Brasil. Naquela época, correspondia a mais ou menos 40% de nacionalização.


    Seu ano de lançamento foi 1957, e as características técnicas eram:


    • Motor V8;
    • 4,5 litros de gasolina;
    • 161 cavalos de potência;
    • Capacidade de levar 6,5 toneladas.


    É impossível prever todo o impacto que o F-600 causou no Brasil, e é visto até hoje como um dos grandes responsáveis pelo início do desenvolvimento industrial no país.

    Mercedes L1113

    02. Modelo mais vendido da história da Mercedes


    Presente no país há muitos anos, a Mercedes-Benz lançou em 1970 o que seria o modelo mais vendido da sua história: caminhão L1113. Ao todo, foram mais de 200 mil caminhões vendidos pelo mundo, graças a inovação do diesel.


    O modelo partiu de seu antecessor, o L1111, que havia sido lançado sem tanta potência de motor, o que prejudicou as vendas. Por isso, os engenheiros da montadora trabalharam e lançaram no L1113 o motor OM-352, com as características:


    • Seis cilindros;
    • 5, 7 litros;
    • 130 cavalos;
    • 3000 rpm.


    Apesar de já terem se passado mais de 50 anos de seu lançamento e de sua explosão de mercado, ainda hoje é possível encontrar esses modelos por aqui. Normalmente, estão nos interiores do país, onde até hoje são usados.


    O grande marco foi mostrar que caminhões de carga também podiam ser potentes, mesmo que com valores mais baixos que o esperado. Por isso, não pode faltar na nossa lista de caminhões que entraram para história.

    Volvo N-10

    03. Primeiro Volvo produzido no Brasil


    Desde o início das produções de caminhões, a Volvo esteve presente de maneira bastante significativa no Brasil.


    Entretanto, apenas perto dos anos 80 foi que de fato sua produção se voltou para o país.


    A primeira grande produção foi o Volvo N10, em 1979, sendo até hoje lembrado por essa importante marca de número um. No lançamento, as especificações eram:


    • Motor de 10 litros;
    • 263 cavalos de potência;
    • Tração de 52 mil quilogramas.


    Já em 1984, a Volvo relançou o N10, dessa vez com uma atualização que pegou muitas pessoas de surpresa: o motor passaria a ser de álcool e diesel. Nesse caso, se tornou algo tão exclusivo que a montadora só produziu 10 unidades.

    Volkswagen Constellation

    04. O famoso caminhão de Pedro e Bino


    A série carga pesada é uma das mais famosas da televisão, e muito disso foi graças a incrível dupla formada por Pedro e Bino, parceiros de estrada. Para ela, a opção foi pelo caminhão VW Constellation, de 2005.


    O caminhão possui produção dupla, junto a mão-de-obra alemã e brasileira, e é considerado um dos mais pesados da montadora. Por conta do sucesso que fez, até hoje o caminhão é fabricado aqui no Brasil, na fábrica do Rio de Janeiro.


    Apesar de ter ficado famoso com a série histórica, a Volkswagen mantém o caminhão até hoje no mercado exatamente pela alta qualidade de sua produção.

    FNM D-11

    05. Fábrica Nacional de Motores


    Primeira estatal a fabricar caminhões no Brasil, a FNM era uma fábrica localizada no Rio de Janeiro, na cidade de Duque de Caxias. A primeira construção foi do D-7300, logo depois partindo para o D-9500, já com parceria fechada com a Alfa-Romeo.


    O grande produto da Fábrica Nacional de Motores, no entanto, foi lançado apenas em 1958, sendo o D-11000, sendo extremamente pesado. Assim, as especificações de fábrica eram:


    • Seis cilindros de motor;
    • 150 cavalos;

    

    O que tornou o D-11 tão conhecido foi o processo de passagem de marchas envo lvido. Nele, existiam duas alavancas, uma tradicional e uma de redução no painel. Para a troca, ambas eram acionadas.

    Mercedes L-312

    06. Qual foi o primeiro caminhão fabricado no Brasil?


    Apesar de existirem algumas divergências no tema, o mais consolidado está na tese de que o primeiro caminhão totalmente fabricado no Brasil é da Mercedes Benz. Assim, estamos falando do L-312 Mercedes, completamente movido a diesel.


    Quanto às especificações, o caminhão possuía ao todo a capacidade de carregar até seis toneladas de carga. Além disso, o cofre do motor tinha um desenho curioso, muito parecido com um projétil.


    Naturalmente, o caminhão ficou conhecido como torpedo, sendo chamado assim até o s dias atuais.

    mercedes LP 321

    07. Qual o caminhão mais antigo no país?


    Apesar do L-312 ter sido o primeiro completamente fabricado no Brasil, obviamente ele não foi o primeiro a entrar em circulação por aqui. Entretanto, a Mercedes Benz também ganhou a corrida nesse quesito.


    No caso, estamos falando do LP 321, sendo o primeiro caminhão a ter quilometragem no país. Por isso, a Mercedes até hoje é tida como uma das montadoras mais importantes do Brasil.

    Scania L111

    08. Jacaré

    O caminhão apelidado de jacaré, chegou ao Brasil em 1976 e marcou época pela estrutura de cabine diferenciada. Na época, suas especificações eram:


    • Motor de 296 cavalo s
    • 2.200 rpm
    • 11 mkgf de torque


    Apesar de ser lembrado até hoje como jacaré, o nome oficial do modelo era Scania L111.

    Chevrolet D60

    09. O conhecido caminhão de frete


    Em qualquer lugar do país é possível ver uma relíquia chamada Chevrolet D 60, lançado pela montadora nos anos 90 e, até hoje, é um dos modelos mais usados. Geralmente, é muito usado para fretes e em mudanças, mais nas cidades do interior.


    Quanto as suas especificações, era um motor da marca Perkins, com seis cilindros e movido a diesel.

    Volvo titan L935

    10. A raridade da Volvo


    Para finalizar nossa lista, optamos pela raridade chamada Volvo Titan L935, lançado em meados dos anos 50. Na épica, era uma forma da montadora tentar brigar no mercado com outras marcas que também importavam modelos parecidos.


    Foi quando lançou o modelo com um motor capaz de chegar aos 150 cavalos, o que ainda não existia na época. 


    E aí, gostou do conteúdo? Compartilha!
    O Blog da Lunar está sempre recheado de artigos interessantes!
    Siga a Lunar Transportes nas redes sociais e fique por dentro!

    Fale Conosco

    checklist
    Por Cristine Maia 29 abr., 2024
    Destacamos aqui a importância da vistoria pré-embarque, um procedimento crucial para verificar as condições do carro antes da entrega à transportadora.
    carros antigos
    Por Cristine Maia 22 abr., 2024
    Transportar seu veículo com segurança é fundamental para preservá-lo e garantir que ele chegue intacto ao seu destino. Neste guia completo, você encontrará dicas essenciais para transportar seu veículo antigo com tranquilidade.
    transporte de veículos nas férias
    Por Cristine Maia 15 abr., 2024
    Entenda por que contratar uma transportadora de veículos no período de férias.
    Leia mais posts
    Share by: