Layout do blog

Parágrafo Novo

Parágrafo Novo

    9 Dicas de segurança para operadores de máquinas pesadas

    Cristine Maia • mai. 25, 2022

    Quando falamos de setores industriais, é comum pensar em todos os grandes equipamentos e máquinas pesadas que compõem o funcionamento do local. Assim, se faz cada vez mais necessário entender e relembrar as dicas de segurança para casos como esse.

     

    Quando falamos de máquinas pesadas, a regulamentação costuma ser bastante rigorosa, exatamente pelo grau de risco que esse tipo de atuação acaba gerando. Afinal, estamos falando de itens com peso e dimensões fora do normal.

     

    Por conta disso, no artigo de hoje vamos repassar por 9 dicas de segurança para todo operador de máquinas pesadas. Com isso, se atente sempre se a empresa que você trabalha oferece as condições mínimas para que o trabalho seja realizado com o menor risco possível.


    Nesse caso, as dicas variam indo tanto para o empregador quanto para o empregado. Por isso, esteja atento ao que você mesmo pode fazer para assegurar um bom trabalho.

    caminhão prancha transportando maquinario

    1. Equipamentos de proteção individual

     

    Não existe nada mais emblemático para começar a lista do que falar dos equipamentos de proteção individual, ou EPI. Afinal, aqui se trata muito de como cada trabalhador se comporta no local de trabalho.

     


     

    Independente do tipo de atividade que você vá realizar como operador, os EPIs precisam estar presentes durante todo o processo. Nesse caso, capacete, óculos de segurança e luvas de proteção são os principais.

     


     

    Além disso, garanta junto ao seu empregador se é necessário o uso de mais algum equipamento, como botas de proteção. Em geral, o uso de cada equipamento depende da marca e das condições expostas.

     


     

    Outros cuidados a se tomar com EPIs diz respeito ao seu condicionamento de uso. Ou seja, certifique-se que os equipamentos estão em bom estado e dentro do prazo de validade. O ideal é que todos sejam trocados em um curto período de tempo, assegurando seu funcionamento.

     


     

    2. Tome cuidado com pontos cegos

     

    Um dos grandes problemas ao operar máquinas muito grandes ou com dimensões desproporcionais é entender o espaço que ocupa. Por exemplo, para saber os pontos cegos estando dentro do veículo.

     


     

    Por isso, sempre que for realizar qualquer deslocamento, opte sempre por ter ajuda de uma segunda pessoa para dar o aval de segurança. Mesmo assim, caso não seja possível, tente ao máximo se certificar de não existir algo ou alguém no seu entorno.

     


     

    Outra medida de segurança é estabelecer, entre os trabalhadores, a distância mínima segura para se estar da máquina enquanto outra pessoa estiver guiando-a. Esse tipo de determinação ajuda a evitar surpresas e imprevistos.

     


     

    3. Cintos de segurança

     

    Recomendação básica para qualquer veículo que se vá conduzir, o uso de cintos de segurança para operar máquinas pesadas é primordial para garantir a segurança de todos. Além disso, pode evitar grandes problemas mais na frente.

     


     

    Se para carros de passeio o acessório já é imprescindível, imagine para uma máquina 3 ou 4 vezes mais pesada que isso. Dessa forma, caso ocorra qualquer acidente como inclinação ou até mesmo um capotamento, o cinto vai garantir que você não seja arremessado para fora.

     


     

    Outro problema que pode ocorrer nessas situações é o esmagamento, caso você seja arremessado ou não esteja firme no banco. Por isso, utilize sempre o cinto de segurança e não corra o risco de ser jogado para fora e poder acabar tendo graves sequelas ou quem sabe vir a perder a vida.

     


     

    Além do próprio setor, uso de cinto é ideal para garantir também a segurança de todos a sua volta.

     


     

    4. Averiguação do local de trabalho

     

     Quando se vai realizar a operação de uma máquina pesada, o ideal é que o condutor tenha total ciência do local em que está trabalhando. Ou seja, é ciente dos obstáculos e possíveis viradas bruscas por ali.

     


     

    O local de trabalho deve estar sempre o mais sinalizado possível, deixando um ambiente iluminado e de fácil vistoria. Além disso, certifique-se de ter todas as barreiras do trajeto isoladas por medidas de segurança.

     


     

    Assim, sempre que se perceber uma mudança de ambiente, faça todo o reconhecimento do local para garantir não ser algo prejudicial e para conhecer o ambiente.

     


     

    5. Limite de carga

     

    Esse é um dos pontos mais batidos em qualquer livro ou documento de medidas de segurança. Afinal, é algo básico mas que muitas vezes passa despercebido pelos operadores e pela empresa.

     


     

    Muitas vezes as empresas acham que por ser uma máquina pesada, não existe nenhum tipo de limitação de uso. Entretanto, não é bem assim, e todo equipamento possui um limite de carga para não ser danificado ou causar acidentes.

     


     

    6. Entrada e saída da máquina

     

    A entrada e saída do veículo é algo que exige um grande cuidado do condutor, principalmente pensando na segurança de todos no local. Assim, são momentos de cautela para garantir que tudo saiu como deveria.

     


     

    Ao entrar na máquina, verifique todos os apontamentos descritos no painel, bem como confira todas as funcionalidades necessárias para a realização do serviço. Por outro lado, na saída, o ideal é estar atento ao desligamento.

     


     

    Nesse momento, procure ter certeza que a máquina foi desligada e o freio está devidamente acionado, para evitar solturas indevidas.

     


     

    7. Comunicação

     

    Pode parecer clichê, mas você precisa manter uma boa comunicação com os colegas de trabalho principalmente durante alguma atividade com máquinas pesadas. Afinal, já falamos nesse artigo sobre os pontos cegos e como eles são perigosos.

     


     

    Por isso, opte sempre pelo trabalho com comunicação direta, como por exemplo, o uso de rádios. Assim, vai facilitar seu entendimento do local e principalmente ajudar a evitar acidentes.

     


     

    Outra possibilidade é a de criação de avisos sonoros ou até mesmo verbal entre todos os envolvidos, de modo que qualquer pessoa naquele espaço entenda o que significa cada um deles. Assim, você garante não só um trabalho bem feito como feito com segurança sua e de todos.

     


     

    Operar máquinas pesadas está longe de ser algo simples, e depende de uma série de medidas de segurança para ser bem realizado. Por isso, atente-se aos seus cuidados pessoais e também aos cuidados da empresa. Lembre-se que o ambiente de trabalho é feito com a colaboração de ambos os lados.

    Orçamentos Online

    Compartilhe esse conteúdo:

    checklist
    Por Cristine Maia 29 abr., 2024
    Destacamos aqui a importância da vistoria pré-embarque, um procedimento crucial para verificar as condições do carro antes da entrega à transportadora.
    carros antigos
    Por Cristine Maia 22 abr., 2024
    Transportar seu veículo com segurança é fundamental para preservá-lo e garantir que ele chegue intacto ao seu destino. Neste guia completo, você encontrará dicas essenciais para transportar seu veículo antigo com tranquilidade.
    transporte de veículos nas férias
    Por Cristine Maia 15 abr., 2024
    Entenda por que contratar uma transportadora de veículos no período de férias.
    Leia mais posts
    Share by: